sexta-feira, 4 de junho de 2010

história da Paraolimpiadas






O esporte adaptado para deficientes surgio no começo do século xx, quando iniciou-se atividades esportivas p/ jovens deficientes auditivos. Em 1920, iniciaran-se atividades com natação e atletismo p/ deficientes visuais. P/ portadores de deficiencia fisicas, o esporte adaptado só teve início oficialmente após a segunda guerra mundial, quando muitos soldados voltavam p/ casa multilados.om o passar dos tempos as atividades foram tendo uma importancia muito grande, e cada vez mais atletas foram aparecendo p/ a sua participação. Virmos muito em jogos competitivos a presença do fair play, por esta vinculado a ética no meio esportivo. Que tem suas inter-relações com o comportamento considerado exemplar por um ser humano dentro e fora da pratica. Isso acontece porque o esporte é um fenômeno que visa equilibrar a rasão, a emoção e a espiritualidade do homem através do fair play. Logo busca promover uma mobilização em prol do comportamento e do pensamento ético se seus envolvidos (portela 1999). Hidroterapia É a utilização da água como elemento terapeutico desde o tempo de Hipócrates(460-375aC.). Mas se consolida no século xx quando recebeu atenção cientifica. Nos EUA era utilizada como terapia antes da primeira gerra mundial. Charlles Lowman foi considerado o pai dos exercicios aquáticos como terapia e sistematisou a hidroterapia por volta de 1930. HIPISMO Atraves dessa atividade tivemos que apresentar diate da sala, o hípismo quando esporte e quando jogo, detalhamos algumas argumentações, pois no0 esporte persebemos alguns pontos que nos leva a indentificar como; patrocinadores,tempo e regras estabelecidas pela federação ou outro orgão organizador, premiações etc. No jogo percebemos tempo e espaço, mais as regras os proprios jogadores definem, através da imaginação ou criatividade, onde as caracteristicas lúdicas mais se manifestam. Aproveitando o conhecimento do lúdico elaboramos varias brincadeiras de ruas e jogos cooperativos p/ relacionar com a ED. FISICA como cita CORREIA, 2006; Os avanços teóricos e academicos na busca por propóstas inclusivas e cooperativas na Educação Fisica são evidentes, todavia não podemos deixar de registrar que ainda persisteuma forte influencia do mito da competição e do processo de esportivização na EF escolar. Através de texto como A criança que pratica esporte respeita as regras do jogo...capitalista (Valter Bracht).Virmos as diferentes visões dos proficionais da EF, o desenvolvimento e o comportamento da criança na educação espotiva. Desde as aulas de EF na escola até a espera de auto rendimento. O jovem desportista é confrontado muito cedo com principios de rendimento e dele é esperado não só suportar diferenças de rendimento como como também respeitá-las(Bührle apud Dietrich, 1975.

Nenhum comentário:

Postar um comentário